Banner
Voltar para Ideas

#BUROCRACIA

Na Estônia, abrir uma empresa leva 18 minutos

Na Estônia, abrir uma empresa leva 18 minutos

No Brasil, se você quiser abrir uma empresa, vai precisar, em média, de 119 dias. É que é preciso conseguir licenças e alvarás na junta comercial, prefeitura, Receita Federal, órgãos ambientais, INSS... cada um com seu quinhão de burocracia e morosidade. No ranking da burocracia, somos o número 179 entre 183 países, perdendo apenas para a Guiné Equatorial (137 dias), Venezuela (141), República do ...Congo (160) e Suriname (694 dias). Será que tudo isso é mesmo necessário?

Claro que não! Na Estônia, uma ferramenta avançada e segura permite aos empresários registrar novos negócios on-line em apenas 18 minutos. Sem cartório, sem estresse e sem despachante. O registro e-Business permite que você registre uma nova empresa pela internet, mude dados no registro comercial, arquive relatórios anuais, gerencie a lista de membros para partidos políticos ou faça consultas detalhadas sobre outras empresas. Tudo o que você precisa para registrar uma empresa estoniana é de um documento de identidade, comprovante de identificação móvel (Mobile-ID) ou comprovante virtual de residência (e-Residency) e uma conexão de internet.

Não por coincidência, a taxa de desemprego na Estônia é pouco mais que a metade da nossa (12,6% X 7%). Mais empresas, significam mais empregos.

Fonte: https://goo.gl/vVKNY4;