Banner
Voltar para Ideas

##DiaMundialdaGentileza

Supermercado oferece comida gratuita aos pobres na Nova Zelândia

Supermercado oferece comida gratuita aos pobres na Nova Zelândia

De um lado, a fome. Do outro, o desperdício de alimentos. Incomodada com esta situação, a artista neozelandeza Kim Paton iniciou em 2010 o projeto do Free Store. O local é um supermercado onde as pessoas que não têm como pagar podem entrar e levar para casa gratuitamente alimentos que seriam jogados fora por supermercados, cafés e padarias da cidade de Wellington, onde Kim vive.

Inicialmente, era apenas um projeto de conscientização com duração de duas semanas, mas deu tão certo que continua até hoje. Atualmente, 65 estabelecimentos comerciais da região doam seu desperdício para o Free Store.

A loja fica aberta uma hora por semana, oferecendo de 800 a 1.500 itens que podem ser pegos por quem quiser. Os principais clientes são moradores de rua, pessoas desempregadas, refugiados, estudantes e ex-detentos que saíram recentemente da prisão. Outras cidades da Nova Zelândia já estão tentando copiar o modelo. “Tudo que você precisa é de um espaço físico, fornecedores gratuitos de alimento e voluntários para organização das doações”, afirma Benjamin Johnson, cofundador da iniciativa. 
 
Um ótimo exemplo de como a cooperação voluntária contribui para ajudar milhões de pessoas pelo mundo todo! 
 
Conheça mais detalhes do projeto no site oficial: https://www.thefreestore.org.nz/