Banner
Voltar para Ideas

#CARTA ABERTA

Algumas palavras sobre liberalismo de verdade

Algumas palavras sobre liberalismo de verdade

Prezado Gregório Duvivier,

Soubemos que estava em busca de "liberais de verdade". E viemos avisar que talvez você esteja procurando no lugar errado. Mais do que isso, sentimos avisar que você, com a esquerda, ajudou a criar os liberais de mentira. Toda vez que radicalizamos o discurso para um lado, o efeito mais sensível é o surgimento de radicais no outro lado.

E aí ficam os dois grupos de radicais se atacando e retroalimentando. E um não enxerga mais nada além do outro. Exatamente como você está fazendo agora. Talvez seja mais confortável brigar com espantalhos, né? Ou fazer de conta que não existe diversidade de opiniões, jogando todo mundo que discorda da cartilha num mesmo rótulo esvaziado: neoliberal, coxinha, fascista...

O que seria de Bolsonaro sem Jean Wyllys ou Maria do Rosário? Sem a esquerda estridente para alimentar seus devaneios? Provavelmente, mais um deputado com trocentos mandatos, um sindicalista dos militares, mas que a maior parte dos brasileiros sequer saberia quem é. Se o "mito" está decolando nas pesquisas, ele deve muito à esquerda por isso.

O pior é que vocês não só os alimentaram, como ensinaram direitinho a lição do "vamos proibir tudo o que eu não gosto". Ou você esqueceu que até pouco tempo, antes de virar militante contra a censura nas artes, você não se incomodava com a patrulha? Você achava ok censurar o humor, e ainda disse que ele precisava ter "função social" para ser válido.

Você também falou do prefeito do Rio de Janeiro. Crivela não é um liberal de verdade, nisso você tem razão. Mas o motivo para a constatação passa longe do corte de dinheiro público para o carnaval. Isso, aliás, talvez tenha sido o ato mais liberal de seu mandato...

Convenhamos: da próxima vez que quiser achar os liberais de verdade, procure mais pra cá. Talvez você os encontre... ;)