Banner
Voltar para Ideas

#LIBERALISMO PELO MUNDO

Porque a cervejaria Heineken faz campanha contra o consumo excessivo de álcool?

Porque a cervejaria Heineken faz campanha contra o consumo excessivo de álcool?

Uma cervejaria que incentiva as pessoas a beberem menos é algo que nem o mais benevolente dos críticos do capitalismo poderia prever. Mas é exatamente o que está acontecendo com a marca de cerveja Heineken, que destina 10% de sua verba de marketing para campanhas de conscientização sobre os males causados pelo excesso de álcool.

É que a marca quer ser associada a momentos de diversão e celebração, não de exageros. "Acreditamos que é melhor vender uma cerveja para nove pessoas do que nove para uma pessoa só", justifica a vice-presidente de assuntos corporativos da marca, Nelcina Tropardi.

A primeira campanha da Heineken para incentivar os jovens a beberem menos foi ao ar em 2011, com o mote "o amanhecer pertence a quem bebe com moderação", mostrando que quem bebe com equilíbrio consegue se divertir a noite inteira. O grande objetivo é surpreender o consumidor, mostrando que é possível ter uma atitude responsável no consumo de cerveja.

Deu tão certo que as outras marcas do grupo começaram a fazer igual. Amstel, Sol Premium, Kaiser e Bavaria também já fazem suas próprias campanhas para incentivar o consumo responsável.