Banner
Voltar para Ideas

#SAÚDE POPULAR

Governo decide atrapalhar menos e permite queda de preços dos planos de saúde

Governo decide atrapalhar menos e permite queda de preços dos planos de saúde

Parece bizarro que isso dependa dos políticos, mas diante da atual situação, temos que comemorar o fato de que o governo decidiu que os pobres já podem ter plano de saúde. É que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou um documento que abre caminho para que planos mais acessíveis sejam vendidos no país. Sim, você não leu errado. As regras atuais tiraram os planos baratos do mercado, na medida em que os proibiram de vender coberturas reduzidas, com preços também reduzidos.

A intenção, como sempre, era linda: garantir amplo acesso à saúde para todos os usuários dos planos. Na prática, o custo de ampliar a cobertura tornou os preços dos planos impraticáveis para mais gente, que foi parar no SUS, sobrecarregando ainda mais o sistema.

A ANS, por exemplo, dá sinal verde para a coparticipação (um valor que usuários devem pagar todas as vezes em que usam os serviços do plano) e para acabar com a exigência de que planos ambulatoriais garantam a internação de emergência a seus usuários, nas primeiras 24 horas.

Fonte: https://goo.gl/mzAVb5