Banner
Voltar para Ideas

#INOVAÇÃO

Como o hambúrguer sem carne está ajudando o meio ambiente

Como o hambúrguer sem carne está ajudando o meio ambiente

Tem gosto de carne, aparência de carne, cheiro de carne e textura de carne. Até sangra como carne. Mas os hambúrgueres das startups Impossible Burguer e Beyond Meat são feitos de...plantas. Isso mesmo! Sem matar um único boi. Essa é a proposta saudável e simpática ao meio ambiente de uma das tendências mais promissoras no ramo da produção de carne mundial. E essa mudança pode ter implicações bastante benéficas aqui mesmo no Brasil.Nosso país é líder mundial em consumo, produção e exportação de carne. Uma indústria bilionária que emprega milhares de pessoas ao redor do mundo, mas que causa danos ambientais enormes. Segundo a pesquisa "Atlas da Carne" (2016), da Fundação Heinrich Böll, há mais cabeças de gado que cidadãos brasileiros. A área de pastagem chega aos 220 milhões de hectares, o equivalente a nove estados de São Paulo.

Você pode estar pensando: alertar sobre impactos ambientais já virou senso comum e não vou mudar meus hábitos. Se importar com essas questões pode ser difícil. Mudar hábitos de consumo, então, pode ser quase impossível. Afinal, renunciar a hábitos e produtos que gostamos por uma causa abstrata não é fácil. É por isso que, até para quem se preocupa, mas ainda não abre mão da comodidade de consumir o que gosta, a pegada de "comidas do futuro" desenvolvidas em laboratório é a chave para um consumo menos predatório.

Iniciativas como o "Hambúrguer de Planta" das startups Impossible Burguer e Beyond Meat são o meio-termo ideal para o equilíbrio entre consumo sustentável e mudança gradual de hábitos em prol do meio ambiente.

A variedade crescente de opções na produção de carne cria até alternativas mais saudáveis de alimentação, algo que traz benefícios diários. A Beyond Meat não tem glúten, sódio nem colesterol. Enquanto isso, a Impossible aposta no teor de gordura usual para disputar os amantes dos hambúrgueres convencionais. Mudando nosso dia a dia, até nossa dieta, elas ajudam a internalizar a necessidade de acharmos uma maneira de consumo sustentável.

Felizmente, inovações como "hambúrguer de planta" da Impossible Burguer e Beyong Meat podem mudar a concepção generalizada de que produção, consumo e livre-mercado são eternos inimigos do meio ambiente.