Banner
Voltar para Ideas

#Vale Educação

Não faz sentido o Estado ser dono de escolas

Não faz sentido o Estado ser dono de escolas

Responsável pela criação do Bolsa Família, o economista Ricardo Paes de Barros é um dos maiores especialistas do mundo em pobreza e desigualdade. Doutor em economia pela Universidade de Chicago, agora direciona seus estudos para outro campo, a educação. E o que ele conclui é exatamente o que diz a visão liberal sobre o tema: o governo não precisa ser dono de escolas para que os pobres tenham acesso. 

“Vários países, como a Holanda e a República Tcheca, caminham cada vez mais para não ter escolas públicas. No fundo, o que queremos é uma escola que seja de boa qualidade e que se uma pessoa quiser colocar o filho dele lá, ele será aceito. (...) Não tem nenhum sentido o estado ser dono de um bando de escola”, disse na semana passada, em entrevista à revista Istoé Dinheiro.

Paes de Barros também criticou a educação massificada, que não respeita a individualidade dos alunos. “O que isso requer é uma escola sensível, customizada e que entenda que cada criança aprende de um jeito. Não adianta tentar tratar a educação de forma massificada, porque aí gera desigualdade”, diz.