Banner
Voltar para Ideas

#Grandes pensadores

Bilionário constrói iate para limpar o Oceano

Bilionário constrói iate para limpar o Oceano

Décimo homem mais rico da Noruega, Kjell Roekke, 55, começou trabalhando como pescador em Seattle, depois de sair da escola por causa das dificuldades com a dislexia. Agora dono de uma propriedade de mais de US$ 2 bilhões, ele diz que quer recompensar a sociedade salvando a origem do seu próprio dinheiro: o oceano. 

Kjell quer acabar com o maior problema atual dos oceanos: o plástico. Todo ano, mais de 8 milhões de toneladas do material acabam nos mares, custando pelo melhos $8 bilhões em danos ao ecossistema marinho, segundo a ONU, cuja estimativa é de que no ritmo atual, até 2050 vamos ter mais plástico que peixes nos oceanos. 

Para enfrentar o problema, o lobo do mar norueguês está investindo no maior iate do mundo, o REV (Research Expedition Vessel). Projetado para ter impacto mínimo no meio ambiente, a missão inicial do REV é recolher 5 toneladas de plástico dos oceanos todos os dias. 

O iate vai funcionar como um centro de pesquisa, com laboratório, auditório, drones aquáticos e aéreos, dois helipontos e um veículo subaquático autônomo, além de acomodar a impressionante marca de até 60 cientistas por vez. 

Até 2020, vamos poder ver o REV em sua capacidade máxima operacional. Mas é indiscutível que seu impacto vai ser gigantesco, mesmo sem 100% das funções.

Enquanto isso, torcemos para que Kjell continue a promessa de reverter suas conquistas pessoais em projetos pelo bem comum.