Banner
Voltar para Ideas

#Ditadura venezuelana

Como o bitcoin está ajudando os venezuelanos a escapar da fome

Como o bitcoin está ajudando os venezuelanos a escapar da fome

Com o Bolivar desvalorizando mais de 1000% ao ano, alguns venezuelanos encontraram no Bitcoin uma saída para não passar fome no país dominado pela ditadura de Nicolás Maduro. "Bitcoin está literalmente salvando da fome a minha família e dando-lhes a liberdade final para imigrar no futuro próximo", conta um venezuelano residente nos Estados Unidos, mas cujos pais e irmã ainda vivem na Venezuela.

O fato é que com os controles rigorosos de moedas no país, tornou-se impossível para as pessoas comprarem bens em qualquer outra coisa em sua moeda local. "Se você possuísse um negócio e precisasse importar algo do exterior, precisava da aprovação dos governos para trocar a moeda local em dólares norte-americanos. Isso tornou o negócio quase impossível. Para operar, você tem que comprar dólares americanos em um mercado negro ou subornar um funcionário do governo para trocar moeda", relata o venezuelano.

Ele diz que teve acesso a informações sobre o Bitcoin em 2014, quando a família se viu impossibilitada de tocar seu negócio de conserto de ar condicionado, por conta do forte controle de câmbio pelo governo. "Bitcoin era uma nova tecnologia, então ficamos muito céticos sobre isso, mas não tivemos outras opções", relata. Apostaram certo e hoje, três anos depois, graças à valorização da criptomoeda nesse período, sua família é parte de uma pequena minoria afortunada que pode se dar ao luxo de ajudar a alimentar sua comunidade.

Fontes: https://goo.gl/gnKR24; https://goo.gl/8rWVJa