Banner
Voltar para Ideas

#Enciclopédia colaborativa

A Wikipédia como uma expressão do liberalismo moderno

A Wikipédia como uma expressão do liberalismo moderno

Você, com certeza, já usou a criação dele dezenas, talvez centenas, de vezes. A Wikipédia de Jimmy Wales, o aniversariante do dia, chegou aos servidores do mundo todo em 2001 - e trouxe uma enciclopédia livre, gratuita e colaborativa para milhões de usuários do mundo todo. 

A história da Wiki é curiosamente liberal. Nos anos 90, Wales moderava um grupo de discussão online sobre Objetivismo - o sistema filosófico desenvolvido por Ayn Rand -, quando conheceu Larry Sanger, que discordava dos princípios debatidos. Os dois ficaram amigos e juntaram-se para realizar o maior sonho de Jimmy: uma enciclopédia online. Em 2000, eles lançaram a Nupédia. Só que os artigos demoravam demais para ser escritos e revisados. Não ia dar certo. 

Daí veio a ideia. Por que não aceitar colaborações, mas de outras milhares - até milhões de pessoas? Seria um sistema de open-source, em que qualquer um poderia editar. Com a ajuda dos editores iniciais, uma enciclopédia robusta e bem estruturada surgiu. Hoje, fontes e artigos não param de ser adicionados e estão sempre em processo de melhoria. 

Compartilhamento, voluntarismo, autorregulação, inovação, empreendedorismo, tecnologia. A Wikipédia resume como poucas invenções o que é o liberalismo moderno. Feliz Aniversário Jimmy!