Banner
Voltar para Ideas

#Ícone da liberdade

O legado de liberdade do Embaixador Meira Penna

O legado de liberdade do Embaixador Meira Penna

Faleceu hoje, aos 100 anos, em Brasília, o embaixador José Osvaldo de Meira Penna, responsável por grande contribuição às ideias de liberdade no Brasil e fonte de inesgotável inspiração para todos nós que fazemos o LIVRES.

Com formação nas áreas de direito e psicologia, Meira Penna seguiu carreira diplomática e escreveu cerca de 20 livros, dentre os quais destacam-se O Dinossauro, onde disseca a natureza do Estado patrimonialista brasileiro; e Em berço esplêndido, uma análise da sociedade brasileira à luz da psicologia junguiana.

Meira Penna também empreendeu uma destacada contribuição às instituições liberais no país, tendo sido fundador da Sociedade Tocqueville e presidente do Instituto Liberal de Brasília. Integrou durante várias décadas a emblemática Mont Pélérin Society, associação criada por alguns dos maiores nomes mundiais do liberalismo do século XX, como Milton Friedman, Karl Popper, Ludwig von Mises e Friedrich Hayek, com participação de outros liberais do quilate de Gary Becker, James Buchanan e Ronald Coase.

A partida do embaixador Meira Penna deixa um espaço que não será ocupado. Seu trabalho foi essencial para a formação de grande parte do ecossistema liberal brasileiro de hoje sem o qual o LIVRES não existiria. Descanse em paz, Embaixador. Honraremos o seu legado.